Browse our site
About
People
Research Areas
Projects
Publications
Books
Book chapters
Journal articles
In proceedings
M. Sc. Dissertations
Ph. D. Dissertations
Technical reports
Seminars
News
You are here:
Home
Publications
View
Publication details
Go back
Publication details
Main information
Title:
Detecção de Padrões de Desempenho Académico no Ensino
Publication date:
July 2013
Citation:
LRamos13
Abstract:
Neste trabalho é proposta uma metodologia para detectar padrões de desempenho académico, num curso do ensino superior. Como ferramenta de análise são usadas técnicas de data mining, mais precisamente algoritmos de agrupamento. O caso de estudo para este trabalho é a população estudantil da licen- ciatura em Eng. Informática da FCT-UNL. Propõem-se dois modelos para o aluno, que servem de base para a análise. Um mo- delo analisa os alunos tendo em conta a sua performance num ano lectivo e o segundo analisa os alunos tendo em conta o seu percurso académico pelo curso, desde que entrou até se diplomar, transferir ou desistir. Esta análise é realizada recorrendo aos algoritmos de agrupamento: algoritmo aglomerativo hierárquico, k-means, SOM e SNN, entre outros.
M. Sc. dissertation
Authors:
Luis Pedro Albano Ramos
Supervisors:
João Moura Pires
School:
Universidade Nova de Lisboa
Note:
-
Url address:
-
Export formats
Plain text:
Luis Pedro Albano Ramos, Detecção de Padrões de Desempenho Académico no Ensino, João Moura Pires (superv.), Universidade Nova de Lisboa, July 2013.
HTML:
<b>Luis Pedro Albano Ramos</b>, <u>Detecção de Padrões de Desempenho Académico no Ensino</u>, <a href="/people/members/view.php?code=542b14e1830dcf7566974fd36b6fccc7" class="supervisor">João Moura Pires</a> (superv.), Universidade Nova de Lisboa, July 2013.
BibTeX:
@mastersthesis {LRamos13, author = {Luis Pedro Albano Ramos}, title = {Detec\c{c}{\~a}o de Padr{\~o}es de Desempenho Acad{\'e}mico no Ensino}, school = {Universidade Nova de Lisboa}, note = {Jo{\~a}o Moura Pires (superv.); }, abstract = {Neste trabalho {\'e} proposta uma metodologia para detectar padr{\~o}es de desempenho acad{\'e}mico, num curso do ensino superior. Como ferramenta de an{\'a}lise s{\~a}o usadas t{\'e}cnicas de data mining, mais precisamente algoritmos de agrupamento. O caso de estudo para este trabalho {\'e} a popula\c{c}{\~a}o estudantil da licen- ciatura em Eng. Inform{\'a}tica da FCT-UNL. Prop{\~o}em-se dois modelos para o aluno, que servem de base para a an{\'a}lise. Um mo- delo analisa os alunos tendo em conta a sua performance num ano lectivo e o segundo analisa os alunos tendo em conta o seu percurso acad{\'e}mico pelo curso, desde que entrou at{\'e} se diplomar, transferir ou desistir. Esta an{\'a}lise {\'e} realizada recorrendo aos algoritmos de agrupamento: algoritmo aglomerativo hier{\'a}rquico, k-means, SOM e SNN, entre outros.}, month = {July}, year = {2013}, }
Publication's urls
Full url:
/publications/view.php?code=ab585e4a69c5514ce35b5668055c76ae
Friendly url:
/publications/view.php?code=LRamos13
Go back
Departamento de Informática, FCT/UNL
Quinta da Torre 2829-516 CAPARICA - Portugal
Tel. (+351) 21 294 8536 FAX (+351) 21 294 8541